Curso de APERFEIÇOAMENTO em

ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E INCLUSÃO DIGITAL

  • Duração: 0 meses
  • Carga horária: 180 horas
por apenas R$ 1.116,00 Inscreva-se

SOBRE O CURSO

A proposta desse curso é explicar como a neurociência e o desenvolvimento cognitivo podem ajudar no aprendizado da matemática. São apresentadas metodologias ativas e recursos tecnológicos e lúdicos para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante. Esse curso oferece uma oportunidade única para os educadores se atualizarem em relação às últimas pesquisas sobre o ensino de matemática na Educação Básica. O curso também apresenta os recursos básicos de uso do computador, trazendo informações importantes para quem quer aprender a utilizar corretamente vários softwares importantes e necessários na atualidade.

O que você irá aprender

O que a neurociência traz para a educação? Parte I

O que a neurociência traz para a educação? Parte II

A neurociência na construção da lógica

Epistemologia da construção do raciocínio lógico

Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte I

Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte II

O cérebro matemático

Desenvolvimento do conceito de número - Parte I

Desenvolvimento do conceito de número - Parte II

Modelos Cognitivos

O lúdico na construção da matemática

Como usar blocos de encaixe para construir conceitos matemáticos

Matrizes lógicas e o ensino lúdico da matemática

O que é uma metodologia ativa de aprendizagem?

A importância da videoaula no ensino da matemática

Sala de aula Invertida - teoria

Sala de aula Invertida - estudo de caso

Aprendizagem baseada em problemas - teoria

Aprendizagem baseada em problemas - estudo de caso

Storytelling na matemática

Aprendizagem por pares - teoria

Aprendizagem por pares - estudo de caso

Aprendizagem cooperativa - teoria

Aprendizagem cooperativa - Jigsaw

Rotação por estações - teoria

Rotação por estações - estudo de caso

Laboratório rotacional

Oficinas de matemática

Oficinas de matemática - estudo de caso

Movimento maker

Aprendizagem por projetos e o STEAM

STEAM - estudo de caso

Jogos na educação - game based learning

Jogos na educação matemática

Gamificação x aprendizagem baseada em games

Gamificação aplicada ao ensino da matemática

O ensino híbrido e a matemática

Tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática

Softwares educacionais no ensino da matemática

Plataformas educacionais no ensino da matemática

Uso da plataforma Khan Academy em sala de aula

Uso da plataforma Khan Academy no ensino a distância

GeoGebra como ferramenta gráfica bidimensional

GeoGebra como ferramenta gráfica tridimensional

Pensamento computacional na matemática

Linguagem de programação no desenvolvimento do raciocínio lógico

O pensamento criativo na matemática

Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do professor

Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do estudante

Educação criativa e formação de futuros matemáticos

Apresentação do Windows 10

Ferramentas Básicas - Parte I

Ferramentas Básicas - Parte II

Ferramentas Básicas - Parte III

Ferramentas Básicas - Parte IV

Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte I

Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte II

Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte III

Painel de Controle

Configurações - Parte I

Configurações - Parte II

Microsoft Word 2016 - Parte I

Microsoft Word 2016 - Parte II

Microsoft Word 2016 - Parte III

Microsoft Word 2016 - Parte IV

Microsoft Word 2016 - Parte V

Microsoft Word 2016 - Parte VI

Microsoft Word 2016 - Parte VII

Microsoft Excel 2016 - Parte I

Microsoft Excel 2016 - Parte II

Microsoft Excel 2016 - Parte III

Microsoft Excel 2016 - Parte IV

Microsoft Excel 2016 - Parte V

Microsoft Excel 2016 - Parte VI

Microsoft Excel 2016 - Parte VII

Microsoft Excel 2016 - Parte VIII

Microsoft PowerPoint 2016 – Parte I

Microsoft PowerPoint 2016 – Parte II

Microsoft PowerPoint 2016 – Parte III

Microsoft PowerPoint 2016 – Parte IV

Google Chrome - Parte I

Google Chrome - Parte II

E-mail - Parte I

E-mail - Parte II

Redes Sociais - Parte I

Redes Sociais - Parte II

Redes Sociais - Parte III

Segurança da Informação - Parte I

Segurança da Informação - Parte II

Segurança da Informação - Parte III

Certificado

Confira o certificado que será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.